M Leite Demolição

Demolição

Em que situações a demolição é recomendada ?

Antes de começar uma construção, é comum que o construtor precise demolir estruturas existentes na área a ser utilizada. Quando isso acontece, precisamos contratar empresas especializadas nesse tipo de serviço. A atividade exige técnicas e cuidados, tanto no planejamento e logística, como na execução.

Quais são os tipos de demolição mais utilizado ?

Os tipos mais usados são:

Demolição mecanizada: que envolve o uso de equipamentos mecanizados, de pequeno ou grande porte, como retroescavadeiras, escavadeiras, carregadeiras, etc. A demolição mecanizada, apesar de requerer mão de obra especializada, é mais barata em relação a demolição manual.

Demolição manual: esse tipo de demolição e recomendada para estruturas que exigem cuidados, onde maquinas não conseguem chegar ou possuem restrições para operar, ou quando se deseja se reaproveitar o material removido em outro lugar.

Qual a importância da segurança em uma demolição ?

A atividade de demolição envolve riscos a estruturas e a pessoas, por isso todos os aspectos com relação a segurança devem ser cuidadosamente observados, antes de começar o serviço é necessário fazer uma minuciosa analise das condições do terreno, estrutura e risco a profissionais envolvidos na demolição e terceiros afim de garantir a segurança durante o serviço e não comprometer outras estruturas no local da demolição. Por envolver risco considerável, a analise das condições, planejamento e execução deste serviço somente deve ser realizado por profissionais qualificados e experientes.

Escavações

Em que situações a escavação é recomendada ?

A escavação é utilizada em algumas situações, quando associada a terraplanagem é utilizada normalmente quando se precisa fazer cortes ou retirar material de um terreno para permitir o seu nivelamento. Também é utilizada para fundações de construções como na escavação de terreno para construção de sapatas e ainda quando se necessita retirar algum objeto que esteja no subsolo ou na construção de piscinas e caixas cisternas.

Quais são os tipos de escavação mais utilizado ?

Basicamente existem dois tipos de escavação:

Escavação mecanizada: É a mais utilizada atualmente e utiliza maquinas, sendo a retroescavadeira a mais comum, por se tratar de uma atividade mecanizada a eficiência deste serviço é maior que na escavação manual.

Escavação manual: É mais utilizada em obras de menor porte e onde as maquinas não conseguem chegar, muitas vezes também é necessário usar esta técnica quando se deseja trabalhar com cuidado ao escavar o solo, como no caso de sítios arqueológicos e salvamento de pessoas em escombros.

Qual a importância da segurança em uma escavação ?

A escavação é uma atividade que envolve riscos durante a sua execução, os desmoronamentos são os tipos mais comuns de acidentes, que podem por em risco a maquina e o operador. pode-se mitigar os riscos de uma escavação de duas formas: conhecendo bem o terreno em que esta se trabalhando com informações geológicas por exemplo e trabalhando com profissionais capacitados e experientes que farão uma analise previa minuciosa das condições do terreno e um planejamento da execução do serviço.

Terraplanagem

Em que situações a terraplanagem é recomendada ?

Nem sempre o terreno destinado a uma obra está plano ou com suas divisas demarcadas, é preciso verificar a topografia do terreno antes de começar a obra. Em casos de aclive ou declive, ou seja, inclinações acentuadas em relação ao nível de futuro uso, é preciso fazer o ajuste (nivelamento) do terreno para que as condições sejam favoráveis à execução do projeto de construção.

O bom trabalho de terraplanagem começa na investigação minuciosa das características do terreno. É preciso avaliar o comportamento do solo para projetar uma terraplanagem segura e eficiente, depois dessa análise, o processo de terraplanagem segue com as etapas de escavação, aterramento, nivelamento, compactação, troca de solo, drenagem e prevenção à erosão.

Quais são os tipos de terraplanagem mais utilizado ?

Em geral, a principal função da terraplenagem é aperfeiçoar os terrenos, principalmente com o objetivo de nivelar, encher e retirar o excesso do solo existente. Terraplenagem é um termo muito utilizado nas construções de obras a fim de definir um efeito de terraplenar, que é o ato de deixar um terreno com o nivelamento definido por projeto. os tipos mais comuns de terraplanagem são os seguintes:

1 – Aterramento de depressões – Consiste no deposito de aterro em depressões do terreno afim de nivelar o terreno conforme o respectivo projeto da obra de construção, este aterro pode ser de material proveniente do próprio terreno ou aterro trazido de outro local para este fim.

2 – Cortes e escavações – Algumas vezes é necessário transformar consideravelmente um terreno para viabilizar um projeto e para isso precisamos realizar cortes no terreno, remoções ou movimentações de material dos locais onde existem materiais em excesso.

3 – Nivelamento – Muitas vezes os terrenos aparentemente planos possuem pequenas irregularidades que precisam ser niveladas, normalmente utilizando material disponível no próprio terreno, sendo redistribuído e compactado conforme necessário.

Quais as principais maquinas utilizadas em terraplanagem?

Escavadeira hidráulica – Ela é utilizada como equipamento pesado dedicado à escavação de materiais. É apenas um dos processos necessários para a obtenção de material para realizar um posterior aterro ou, até mesmo, fazer o rebaixamento de um local com excesso de material. Apesar de ter sua operação facilitada por dois joysticks, ela é indicada, principalmente, para operadores experientes.

Carregadeira – É um trator que possui na sua parte dianteira uma caçamba para carregamento de materiais. Pode ser utilizada na escavação, porém, é uma máquina pesada mais utilizada para carregamento de materiais, sendo este preferencialmente solto. É utilizada para grandes volumes de materiais e oferece uma produção eficiente, se tornando um equipamento essencial nas obras de terraplanagem.

Retroescavadeira – É um equipamento pesado extremamente eficiente e versátil. É o “casamento” entre uma carregadeira e uma escavadeira hidráulica e, geralmente, é dedicada a pequenos serviços de terraplenagem ou manutenção de canteiros. Devido à sua versatilidade e por possuir caçambas de diversos tamanhos, se torna o equipamento ideal para escavação de valetas e carregamento de pequenos caminhões.

Rolo Compactador – É a máquina pesada que confere ao solo o adensamento. Após descarregamento do caminhão, o solo solto se deforma e pode atrapalhar o pavimento ou o produto final da obra de terraplenagem. Existem diversos tipos de rolo compactador, podendo ser estes rolos: vibratórios, de pneus (ou pneumáticos) e estáticos (ou tipo tamping).Motoniveladora – A motoniveladora é mais voltada para acabamentos finos e cortes de pequena profundidade. Além disto, ela serve, principalmente, para obras rodoviárias, não se restringindo a este tipo de aplicação.

Motoniveladora – A motoniveladora é mais voltada para acabamentos finos e cortes de pequena profundidade. Além disto, ela serve, principalmente, para obras rodoviárias, não se restringindo a este tipo de aplicação.

Contato

Fale com nossos especialistas, de forma gratuita, ele irá tirar suas dúvidas e apresentar a solução ideal para você!

Chame agora!

Celular (21) 97065-2902